O Simussul
Imprimir E-mail

O sindicato dos municipários de São Lourenço do Sul, com a sigla SIMUSSUL é uma entidade composta por servidores públicos municipais da administração direta e indireta, de natureza civil e classista autônoma, sem fins econômicos, alheia a atividade de caráter político-partidários e religiosos com duração indeterminada, com sede e foro em São Lourenço do Sul, estado do Rio Grande do Sul.


Mais do que uma identidade visual, o logo tipo do sindicato dos municipários de São Lourenço do Sul (SIMUSSUL), representa o objetivo pelo qual foi fundado. As mãos dadas representam à união dos funcionários públicos municipais, que ao longo de 20 anos resultou em inúmeras conquistas para a categoria.

A fundação do sindicato data de 02 de junho de 1990. Fundado por um pequeno número de associados, a entidade que deu inícios a luta dos municipários sobre a presidência provisória de Hilmar Henrique Becker, cresceu em ações, números de sindicalizados e principalmente em conquistas. Dos poucos que deram inicio ao trabalho, o SIMUSSUL tem hoje em torno de 815 municiparios sindicalizados.

Assim que fundado, o sindicato teve como sede um prédio cedido pela Prefeitura Municipal na Rua Alfredo Born, 127. Mas um dos maiores sonhos da diretoria e também dos sindicalizados era a construção de uma sede própria, o que começou a se tornar realidade em agosto de 2002 com a aquisição de um terreno. As obras começaram em outubro de 2005, resultando na inauguração da sede social em 02 de junho de 2007. As obras seguiram e em 02 de junho de 2009, foi inaugurada a sede administrativa do SIMUSSUL.

Ao longo destes 20 anos, 10 diretorias lideraram o SIMUSSUL sobre a presidência de seis diferentes diretores. E cada diretoria deixou suas marcas. Foram reajustes salariais, plano de carreira, vale alimentação, vale transporte, plano de carreira, e um grande patrimônio. Tudo isso, resultado de lutas, protestos e manifestações pelos direito dos municiparios.

Hoje o SIMUSSUL oferece convênios com comercio e farmácias, assistência medica através da UNIMED, cursos de línguas como espanhol, inglês e italiano, qualificação como, por exemplo, os cursos de informáticas. A entidade ainda oferece aos sindicalizados assessoria jurídica, sede social para festas, entre tantos outros benefícios.

Mas acima de tudo, o  SIMUSSUL trabalha para que o municipário seja respeitado, tenha condições adequadas do trabalho, receba dignos salários e benefícios. Muitas foram às conquistas, mas a luta continua na busca incansável pelos direitos dos municipários.